Ostara, tempo de renovação

06:41


O Sabbat do Equinócio da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. Eostara (Ioh- Star- ah),Estrela do Leste, ou Auge da Primavera.Este cerimonial deriva da palavra inglesa "East" (Leste), que é a posição do sol nascente. Muitas bruxas colocam seus altares nesta posição para honrar a Deusa Eostre. É com a primavera que nossos corações nascem e se resjuvenescem. Nossos espíritos começam a vibrar de forma mais jovial e animada. Nossas mentes se tornam solo fértil para as sábias palavras que com o vento são trazidas.  É de costume de alguns bruxos acender fogueiras ao nascer do sol, dançar, tocar sinos e decorar ovos cozidos - um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade. Este é um dia especial para se honrar a juventude, a alegria de viver e a música. Na terra a renovação se faz, envolvendo-nos de vida e esperança.
É tempo de plantar e celebrar os primeiros vestígios da fertilidade da Terra e do renascimento do Sol. É época de cantar e dançar em torno das fogueiras, ornadas com grinaldas de flores na cabeça, comunhando com a terra e a primavera.

Os ovos são símbolos da fertilidade e da reprodução, usados em ritos de fertilidade e renascimento. Pintamos vários símbolos mágicos, e podem ao final do rito serem lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Eu tenho o costume de pinta-los e após o rito coloca-los em algum jardim nas raízes da árvore mais frondosa que eu vir. Também costumo escrever alguns pedidos e planta-los junto a um vaso de flores, o qual vou cuidar e regar durante o ano. Para que os pedidos possam ganhar força e florescer.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos, ponche de frutas, leite, e sucos dos mais variados sabores (geralmente goiaba, manga, maçã, laranja, melancia, melão, abacaxi, ou uva). Geralmente uso incensos de violeta, jasmim, rosa, sálvia, morango,  ou baunilha. As velas que uso para costumam ser amarelas, laranjas, e verde. E algumas ervas boas para se queimar no caldeirão são as quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas. Porém nesta celebração em especial, não costumo queimar nada no caldeirão. O encho com água quase até a boca, e coloco algumas flores dentro dele. No fim do rito uso um pouco da água para regar a planta com os pedidos e o que sobra despejo no jardim.
Uma recomendação para quem vai plantar a florzinha com os pedidos são os copos-de-leite, crisântemos amarelos, margaridas, rosas (cor-de-rosa), cravos, orquídeas... Bem isso vai do seu gosto pessoal. Essas são algumas que já o fiz. 

Não vou descrever o rito completo pois se não ficaria com muita informação, mas pelo menos um apanhado básico do que é e significa esta celebração, está aqui. Espero que gostem, e que tenham todos um abençoado Ostara. 


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook