Samhain, a morte e o renascimento.

07:12

 No Hemisfério Norte, comemora-se no dia 31 de outubro o Sabbat de Samhain. Um dos mais conhecidos pelos bruxos e não bruxos. Ele é o mais importante Sabbat da Roda do Ano, pois ele marca o fim da vida e o recomeço. Samhain é o pico do outono, o tempo em que o frio e a morte percorrem pela terra livremente, podendo ser notados na natureza observando o cair das folhas. O sol começa enfraquecer e perder seu calor que nos derretia no verão, dando lugar a brisas frescas que prenunciam a chegada do inverno. O sol se põe em seu angulo mais baixo no horizonte. Magicamente falando, este dia é o dia "ideal" para comunicação com os espíritos das pessoas que já fizeram a passagem para a Terra do Verão, pois neste dia, o véu que separa o mundo espiritual e o mundo físico, está tão fino que os espíritos vagam livremente entre os dois mundos. É tempo para lembrarmos daqueles que já se foram e reverência-los por suas passagens por este plano, ofertando-lhes poesias, cartas, músicas, queimadas no caldeirão ou até mesmo ditas na presença dos mesmos.

Com o decorrer dos séculos, Samhain foi associado a uma grande noite de poder mediúnico, pois muitos mediums usavam esta noite para fazer um contato mais próximo com os espíritos que os guiavam e usavam de seus dons para ajudar em leituras oraculares e conselhos sobre a vida. Uma pratica bem legal de Samhain antigamente era um barril com água, cheio de maçãs onde os solteiros com a boca tinham que pegar uma maçã. Aquele que conseguisse primeiro, seria o que conseguiria se casar ou manter um novo relacionamento durante o ano que se iniciava, Mas sem sombra de dúvidas, a prática mais conhecida de Samhain, até hoje, e adaptada ao Halloween, é a da construção de Jacks O'Lantern (Jack o Lanterna), aquelas cabeças esculpidas em abóboras com uma vela dentro. Muitos historiadores atribuem as origens desta tradição aos escocezes, enquanto outra parte aos irlandeses. As abóboras eram esculpidas, e usadas para os viajantes que de alguma forma passariam esta noite na estrada. Outros não a vestiam, porém colocavam uma vela dentro e usavam como lanterna an frente de suas carruagens para que as sombras criadas a partir da face assustadora afastasse os maus espíritos e garantissem uma viagem segura. Colocavam-se também nas janelas e portas das casas, pelo mesmo motivo, manter longe os espíritos maus.

Samhain é uma época de reflexão, de olhar pra dento de si e analisar tudo o que há de bom e ruim. É o último festival da colheita, onde tudo o que foi plantado em Ostara está se findando, para que possamos novamente plantar e colher no ano vindouro. Que a noite de Samhain possa servir para que todos possam abandonar hábitos ruins ou atitudes nocivas. Que mandem embora de suas vidas tudo aquilo que lhes faz mal, para que possam seguir de cabeça erguida. É uma noite em que devemos notar que nem tudo dura para sempre, e é melhor deixar com que certas coisas morram, para que novas flores nasçam.


Tenham todos um ótimo Sabbat.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook