Os Elementos

05:58

Conhecendo um pouco sobre o que são os Elementos. 


Os Elementos não são simplesmente conceitos ou símbolos arquétipos abstratos, mas sim formas e
forças vitais que existem em todos os seres existentes em nosso universo e é notada por nossos sentidos físicos, ou seja, tudo o que percebemos, sentimos tocamos, provamos,  tem um pouco de cada Elemento em si. É possível encontrar relatos ou estudos sobre eles em muitas culturas, filosofias, religiões e mitologias. Alguns exemplos podem ser vistos como na Antiga Filosofia Grega que pode ser associada aos Elementos. A base era basicamente pautada em quatro conceitos. A Moral, A Estética, O Intelectual e o Físico. A Moral, que pode ser associada ao elemento Fogo. A Estética pode ser associadas à Água. O Intelecto, associado ao Ar. E o Físico, que é associado a Terra. Na índia nas Escrituras Sagradas e na Medicina Ayurvédica conceitos ligados diretamente aos Elementos podem ser facilmente encontrados também.
Todo nós possuímos uma frequência de energia para estabelecer e manter a nossa vida, crescimento e desenvolvimento. Mas quem reúne e comanda esses elementos para que nosso corpo fique nutrido e se mantenha vivo? A nossa Alma. Que na bruxaria é vista como  o Quinto Elemento, é conhecido pelo nome de Akasha. Os quatro elementos
mais densos foram originados do Princípio Akáshico. Ou seja, os Elementos tem sua origem no Plano Superior/Espíritual/Éter dentre muitos outros nomes como é conhecido, varia de tradição para tradição a forma como se referem ao Quinto Elemento. Aqui me o chamarei de Akasha (Plano Akáshico) como fui ensinado.

Os Signos e os Elementos


É muito fácil encontrar por aí pessoas dizendo: "Ah eu sou do Elemento X". Essa informação sempre vem acompanhada pela frase: "Por que sou de Tal signo". Mas ué, eu não disse que todos nós temos Todos elementos em nós? Sim, de fato é. Porém cada um de nós nasce sob um Signo Zodiacal Solar, que muito influenciará em nossa personalidade, atitude, gostos e tudo mais. Através do Signo, nós podemos saber qual dos Elementos "usamos" para nos manifestar neste plano. Sendo o Sol o gerador da vida, consequentemente é ele quem designa as experiências que precisamos passar, e o que precisamos aprender neste plano. Então sendo assim, é importante sabermos sob qual signo nascemos para poder saber quais são nossos pontos mais fortes e mais fracos. O Auto-conhecimento é tudo na vida de um bruxo. Pode parecer clichê, porém sabendo como reagimos a determinadas ações e situações, começamos instintivamente a saber que tipo de situação devemos evitar o que consequentemente nos leva a ter uma vida sem muitos problemas. Aqui não vou falar muito sobre os signos em si. Porém acho importante aqui mostrar quais signos são regidos por quais elementos, e o que os mesmos devem tentar aplicar em sua vida para que possam de forma prática aplicar em suas vidas algumas pequenas lições que podem ajudar a transformar-nos em pessoas melhores.

Os Signos ligados ao Elemento Terra são: Capricórnio, Touro e Virgem. Geralmente são pessoas muito focadas no lado material da vida. Práticos, "pé no chão". Eles podem usar esta força e motivação que empenham e exigem tanto de si para poder ajudar ou motivar outras pessoas a também conseguir atingir seus objetivos.

Os Signos ligados ao Elemento Ar são: Libra, Aquário e Gêmeos. São pessoas com boa fluência verbal, bem queridos e recebidos por onde passam. Sempre com idéias mil. Podem aprender a olhar menos para si, e usar a boa comunicação e idéias voltadas para pensamentos fraternais.

Os Signos ligados ao Elemento Fogo são: Áries, Leão e Sagitário. Muito expansivos e passionais, podem aprender a dedicar ao outro um terço do tempo que dedicam com pensamentos e ações voltadas a si mesmo. Mas sem com isso requerer algum benefício em troca.

Os Signos ligados ao Elemento Água são: Câncer, Escorpião e Peixes. Estes são signos que transbordam emoções. E quando digo emoção não pensem somente no amor, essa é uma visão muito simplória. Tudo o que sentem, amor, raiva, rancor, tristeza, nervosismo, ansiedade, ódio... São sentidos com uma intensidade gigantesca. Ao invés de ficarem sentados no canto de mimimi. Peguem todos esses sentimentos e ao invés de focar num só motivo ou razão para eles, externe ao mundo. Saiam de suas gaiolinhas e se mostrem. Evitem guardar rancor, tristezas e mágoas.

Os Signos regidos por elementos da Terra e da Água, geralmente apresentam comportamentos mais auto-repressivos. Costumam ser mais fechados e presos em si mesmos. Já os Signos regidos por elementos do Fogo e do Ar, são mais Auto-expressivos. Gostam de estar sempre rodeados de pessoas, falam o que querem, gostam de expor suas idéias e sentimentos. É comum algumas pessoas também dizerem "Pô, meu signo não tem nada a ver comigo, sempre tudo ao contrário" ou "Nossa, poucas são as características do meu signo em mim". Isso se da pela interpretação rasa do seu Mapa Astral. Muitas vezes, você pode descobrir e entender que mesmo sendo um Leonino – elemento fogo – tem muita sensibilidade, emociona-se com freqüência e porque não dizer, chega às lágrimas com muita
facilidade, diferente de outros Leoninos que conhece. Por ter muitos Planetas regidos pelo elemento Água em seu mapa, talvez aí esteja a diferença para com um amigo que é Leonino e que não tem essa sensibilidade aguçada como você. Para uma melhor auto-avaliação, é bom consultar seu mapa astral e ver quais elementos se fazem mais presentes em sua essência e quais tem mais carência. Ou seja, localizar seus pontos de estabilidade e os de fraqueza.
Geralmente os elementos são divididos entre alguns princípios como a tabelinha seguida abaixo:

Princípios Masculinos/Ativos/Yang/Apolônia: Fogo e Ar
Princípios Femininos/Passivos/Ying/Dionísia: Terra e Água

Agora, vamos detalhar um pouco mais sobre cada elemento. Existe um post separado para cada um deles, é só clicar nos links abaixo.

Ar - Fogo - Água - Terra 

Este post, serve apenas como um guia. Coloquei o máximo de informações possíveis aqui, e espero que seja de grande ajuda a vocês. Porém não se atenham apenas a estas informações. Busquem mais, procurem profundamente fora da internet, e pratiquem. Entrem em contato com cada um destes elementos, sinta a energia deles pulsando dentro de você. Busque um contato a fio com cada um deles, torne-se um com eles. E note as mudanças que trarão a sua vida. Não só externamente mas também internamente. Os elementos associados a estudos internos do auto-conhecimento nos ajudam e muito na magia. Pois não há magia maior do que conhecer a si mesmo. Só assim podemos alcançar a evolução física e espiritual.

Que todos os buscadores que caíram neste post possam ser iluminados e abençoados pela força dos Elementos, e dos Antigos.

Abençoados sejam em suas buscas e práticas.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook