Os Elementos - O Fogo
08:38Na primeira parte falamos um pouco sobre aspectos gerais, sobre quais são os elementos e algumas ligações deles com os signos do zodíaco, nosso corpo, e como podem de certa forma influenciar nossa personalidade. Nesta parte, falaremos um pouco sobre cada elemento separadamente. Detalhando um pouco sobre suas regências e influências sobre nossos corpos e personalidades. Dando um pouco mais de forma e ilustrando de forma leve como cada um deles pode nos ajudar de forma subjetiva a nos conhecer um pouco mais. Esta segunda parte será separada em quatro posts. Cada um dos posts, especificando mais sobre um elemento. Nesse, vamos começar pelo meu preferido, e que me ajudam muito na vida. O fogo.
O fogo é conhecido em muitas religiões e filosofias como o Princípio Primordial, o primeiro Elemento a ser gerado/criado. Ele é o simboliza o princípio criador, ativo, fertilizador, o masculino, a transformação, a paixão, o erotismo, a sensualidade, o libido, a coragem, a energia, a magia, a impetuosidade, a progressividade, a raiva. O Fogo trás consigo as energias do Sol do meio dia, o momento do dia em que o Sol está em seu auge, brilha e reina majestoso, espalhando o vigor da juventude a tona. O fogo é visto por muitos como uma representação física do espírito. Ele promove a transformação e a purificação total daqueles que o tocam. Dele recebemos a inspiração e o poder e força pessoal. É a nossa força para tomar iniciativas e ter ideias impetuosas e audaciosas. O fogo liberta nossa libido, e consciência do confinamento que ha´no corpo material. Nos trás a percepção e a perspectiva da autotransformação. Ele não representa somente o fogo da paixão sexual, mas a paixão criadora do artista que modela e transforma a matéria bruta em arte, como faziam Hefaístos ou Lugh. O fogo ele aumenta a espiritualidade, e promove a cura através da transformação. Ele destrói tudo aquilo que é velho e leviano de nossas vidas trazendo espaço para coisas novas. O espírito da renovação. Tudo e todo aquele que passa pelo fogo, jamais retorna a ser o que fora antes. Tudo necessita ruir e ser reduzido a cinzas antes de algo novo surgir.
Na prática da magia, o Fogo é relacionado ao quadrante Sul, conhecido como quadrante de grande energia e poder. O instrumento ligado a ele é a Vara (varinha) que com suas pontas une os dois mundos, o mundo Empírico/Físico, e o mundo Suprassensível/Espiritual/Éter. É ele que rege os Deuses que proporcionam prazeres profundamente erotizados, que nos dão prazeres orgásticos, da sexualidade exacerbada, e também os Deuses da Soberania que com seu cetro fálico se unem à Deusas da Terra e da Fertilidade que em êxtase cobrem a terra de beleza e luxúria.
Aqui segue uma pequena tabela de relações do fogo.
Gênero: Masculino, Ativo
Cores: Vermelho, Laranja, Âmbar
Horário do dia: Meio dia / Tarde
Direção: Sul
Estação: Verão
Instrumento Magico: Vara
Momento da vida: Juventude, adolescência.
Naipe do Tarot: Paus
Qualidades: Iluminado, Forte, Esperançoso, Alegre
Animais: Leão, Salamandra (o animal), Tritão, Lagartos
Metais: Ouro e Aço
Rei/Governante Elemental: Djin
Espíritos Elementais: Salamandras
Pedras: Rubi, Granada, Sílex, Opala, Pedra do Sol, Heliotrópio
Locais de comando: Dunas, Praias, Desertos, Vulcões
Símbolos naturais: O Sol, Relâmpagos, Chamas, Fogueiras
Instrumentos musicais: Lira e Instrumentos de Corda
Signos Astrológicos: Áries, Leão, e Sagitário
Sentido: A Visão / Intuição
Ótimo usado para gerar: Poder, Energia, Autoridade, Prestígio, Dominação, Compulsão, Sexo, Paixão, Mudanças, Destruíção, Evolução, Purificação, Cólera, Vigor, Alegria, Força, Princípios e Forças Masculinas.
Qualidades: Corajosos, Ousados, Entusiastas, Animados, Patriotas, Energéticos, Positivos, Dedicados, Protetores, Irados, Invejosos, Amargurados, Vingativos, Impacientes.
Tipos de ervas ligadas ao fogo: Geralmente possuem um gosto forte, seja ele amargo ou picante. Seu cheiro também é algo muito marcante.
Ervas ligadas ao fogo: Açafrã, Mostarda, Alho, Pimenta, Urtiga, Cardo, Olíbano, Gerânio Vermelho, Papoulas Vermelhas, Baunilha, Mandrágora, Azevinho, Canela, Cassia, Endro, Anemona, Heliotrópio, Manjericão, Louro, Coentro, Cactus, Cravo-Da-Índia, Curry, Hibisco, Girassol, Rosas, Cravo, Murta, Noz Moscada, Cebola, Verbena, Alecrim, Laranja, Galangal, e Tabaco são alguns exemplos
1 comentários
Adorei isso
ResponderExcluir